Cadeirinhas auto do grupo 1-2-3

Cadeirinha auto multi-grupo para crianças, crescem até o 150cm de altura

As cadeirinhas auto de grupo 1-2-3 cobrem diferentes idades desde os 9kgs até aos 36kgs de peso. São cadeirinhas auto muito versáteis que admitem uma ampla gama de pesos e crescem ao mesmo tempo que a criança. Instalam-se sempre no carro em sentido da marcha

  • ➡️Como grupo 1 utilizam-se desde os 0 aos 18kgs de peso apx até aos 4 anos
  • ➡️A partir dos 18kg configuram-se como grupo 2-3 e utilizam-se desde os 4 anos até aos 10-12 anos apx 135-150cm de altura e 36kg de peso.
     

É um grupo de cadeirinhas no qual cabem diferentes sistemas de fixação no carro tanto com isofix como sem isofix dependendo do modelo, também existem cadeirinhas com almofada centra. Encontre aquí todas as diferentes cadeirinhas auto grupo 1-2-3 e continua a leer ao pé as características diferenciadoras das cadeirinhas de grupo 1-2-3.

 

Artigos encontrados: 17

Mais informação sobre as cadeirinhas auto grupo 1 2 3

Diferentes sistemas e tipos de fixação das cadeirinhas auto para crianças de grupo 1-2-3

  • 1)    Cadeirinhas auto grupo 1-2-3 com arnesses e sistema de fixação isofix
  • 2)    Cadeirinhas de grupo 1-2-3 cor arneses e sem isofix
  • 3)    Cadeirinhas de grupo 1-2-3 com isofix e almofada ventral

 

Cadeirinhas auto com arnesses de 5 pontos e sistema de fixação isofix


Este tipo de cadeirinhas auto devem-se instalar no carro sempre com o sistema isofix e indispensável também o terceiro ponto de fixação (top tether) se o carro não tem este terceiro ponto de fixação (ver as instrucções do carro) não deve instalar-se no carro, já que sería altamente inseguro porque em caso de travagem ou impacto da cadeirinha realizaría uma rotação sobre o seu sistema de fixação isofix.
 

O que é top theter?

É um cinto que sai desde a parte superior da cadeirinha auto e fixa-se na parte do carro onde esteje homologado (consultar instrucções do carro) este cinto impede que em caso de travagem ou accidente a cadeirinha faça uma rotação para a frente.
Quando a criança chega a uma idade e peso máximos 4 anos e 18kg devem-se configurar como grupo 2-3 para isto devemos tirar os cintos de 5 pontos instalar a cadeirinha no carro com isofix, mas aquí já não é necessário o 3 ponto de fixação top tether, e a  criança fixa-se à cadeirinha com o cinto de 3 pontos do carro igual que os adultos. Em configuração grupo 2-3 também pode-se instalar em carros sem isofix, embora não é aconselhável pelo elevado peso da cadeirinha ao levar a base isofix.

 

Cadeirinhas auto com arnesses de 5 pontos e sem sistema de fixação isofix

Este tipo de cadeirinhas auto fixa-se com o cinto de segurança de 3 pontos do carro e a criança com os arnesses de 5 pontos da cadeirinha auto, uma vez instalada devemos de vigiar periódicamente cada 3-6 meses que o cinto do carro não esteje a ficar solto e se relaxe porque em caso de accidente, a retenção não sería óptima.
Uma vez que configuremos a cadeirinha em grupo 2-3, tiramos os cintos de 5 pontos da cadeirinha, e a criança fixa-se com o cinto de 3 pontos do carro. Devemos de ter em conta que nesta configuração se a criança não está na cadeirinha, devemos igualmente fixá-la com o cinto de 3 pontos se não estaría totalmente solta e em caso de travagem ou accidente, sai disparada para a frente.

 

Cadeirinhas auto com almofada ventral

Este tipo de cadeirinhas auto de grupo 1-2-3 são cadeirinhas auto de grupo 2-3 às que o fabricante coloca uma almofada ventral e o cinto de 3 pontos do carro passa por esta almofada e é quem faz a retenção da criança em caso de accidente, independentemente da sua colocação com ou sem isofix.
Este sistema de almofada ventral dispõe de ventagens como que a criança dispõe de uma mair liberdade de movimentos e também em caso de accidente frontal são inferiores, mas em caso de accidente onde o carro capota ao não ter arnesses que fixam o ombro, podería caber a possibilidade de que a criança saia despedido da cadeirinha auto. Para configurar este tipo de cadeirinhas em grupo 2-3 únicamente há que tirar a almofada ventral.

 

Como colocar a cadeirinha Britax-Romer Evolva del grupo 1-2-3

Conclusões das cadeirinhas de grupo 1-2-3

Cadeirinhas versáteis que nos dão a opção de com um único sistema de retenção infantil temos um periodo muito amplo de utilização.

Embora, devido a que devem adaptar-se a periodos de crescimento muito longos, nunca são as cadeirinhas mais precisas em segurança.