Normativa I-SIZE altura e peso máximo
A norma i-Size determina simplesmente para cada cadeira auto a altura e o peso máximo das crianças que a podem utilizar; obriga a criança a estar na posição contra a marcha até 105cm/18kg, aprox.15 meses.
Porque é melhor usar uma cadeira auto i-Size?
1. Oferece melhor proteção em caso de colisão frontal ao nível da cabeça e pescoço.
2. Em caso de colisões laterais, oferece melhor proteção.
3. O risco é reduzido evitando a instalação incorreta.
I-Size: quais são as medidas corporais da nova norma. I-Size. A nova normativa sobre cadeiras auto
Desde 2013, a nova normativa ECE R129 foi implementado em fases, e uma de suas seções é o i-Size. Todas as cadeiras auto com esta etiqueta deixam de ser classificadas de acordo com o peso e a idade, sendo a altura que rege única e exclusivamente a etiquetagem das cadeiras auto para bebés e crianças pequenas.
Todas as cadeiras auto com a normativa i-Size são instaladas no veículo com o sistema Isofix (entrada da norma sem isofix planeada) para minimizar o risco de instalação incorrecta. Por outro lado, esta normativa também afecta os veículos, os fabricantes de automóveis devem adaptá-los de modo a que a compatibilidade com as cadeiras auto i-Size seja universal.
Objetivos que a Normativa i-Size visa atingir
1) Reduza o risco de instalação incorreta: todos os dispositivos i-Size devem ser instalados exclusivamente com fixadores Isofix.
2) Orientar bebês e crianças menores de 15 meses contra a marcha melhora consideravelmente a proteção da cabeça e do pescoço, especialmente no caso de um impacto frontal.
3) Classifique os dispositivos de acordo com o tamanho: os dispositivos i-Size podem acomodar crianças de até 105 cm.
4) Fornece proteção contra impacto lateral: a certificação i-Size requer um teste que verifica a reação do dispositivo a um impacto lateral.
5) Garanta a compatibilidade com todos os carros: todos os dispositivos i-Size serão compatíveis com todos os assentos de um carro com a etiqueta i-Size.
Que câmbio traz a nova Norma i-Size?
1. Uma classificação mais simples: as cadeiras auto são classificadas por grupos de altura, por isso é mais fácil de se adaptar à câmbio da fisionomia da criança.
2. Universal: visa simplificar a instalação e a compatibilidade do veículo.
3. Tempo mais contra a marcha: pelo menos, os bebês devem ser carregados nesta posição de recém-nascido até a idade de 15 meses, ou cerca de 13 kg, e é recomendado carregá-los por mais tempo possível, mesmo até 4-6 anos.
4. Inclui testes de colisão lateral: os impactos laterais representam 25% do volume dos acidentes de trânsito, por isso passou a ser incluído um teste de colisão lateral para medir a resposta da cadeirinha a este tipo de acidente.
Viajar contra a marcha reduz as lesões em 90% ao eliminar a tracção na cabeça, que nos primeiros anos de vida tem um peso muito elevado em proporção ao resto do corpo e exerce uma força excessiva sobre o pescoço num acidente.